O golpe: o que fazer em face do retrocesso que nos ameaça?

Aconteceu no último dia 30 de agosto, no auditório do Ceam, a aula inaugural, ministrada pelo professor Rodrigo Dantas, do Departamento de Filosofia da UnB e professor visitante da Universidade Federal Fluminense - UFF

Nada mais apropriado que o tema de sua aula, O golpe: o que fazer em face do retrocesso que nos ameaça?

Assim, o Professor levou ao auditório, público diverso entre alunos, professores, representantes de movimentos e visitantes diversos. Esteve presente também a Diretora do Ceam, Professora Maria Lúcia que coordenou todo o evento.

Para o Ceam é sempre um grande prazer poder receber pessoas de alto nível que venham agregar valor a todo trabalho aqui desenvolvido.

O golpe: o que fazer em face do retrocesso que nos ameaça?

Aula Inaugural do Prof. Rodrigo Dantas, do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.

Local: Auditório do Ceam

Data: 1º de setembro/2017 - sexta-feira

Prof. Rodrigo Dantas

Departamento de Filosofia UnB

Ementa: O golpe parlamentar-judiciário-midiático-empresarial de 2016 no Brasil restabeleceu o poder de classe da burguesia sobre o governo, o aparelho de estado e todos os poderes constituídos, visando liquidar todas as conquistas civilizatórias da sociedade brasileira e levar às suas últimas consequências o projeto neoliberal de privatização, desindustrialização, desnacionalização, financeirização e recolonização do país. A despeito do mal estar que se alastra, não existe hoje resistência popular organizada. Após a dura derrota imposta ao projeto petista, nos faz falta um projeto nacional capaz de mobilizar a população para reverter o retrocesso histórico que nos ameaça. Diante das transformações estruturais em curso na sociedade capitalista, diante dos limites impostos pela globalização a qualquer projeto nacional de transformação social, qual o nosso projeto de sociedade, de governo, de país? Queremos retornar ao passado recente, conservar o que está sendo desmontado, ou temos algo diferente a propor?

Mini-Curriculo: Rodrigo de Souza Dantas é professor de filosofia política no Departamento de Filosofia da UnB. Doutor em Filosofia pela UFRJ. Foi chefe do departamento de filosofia da UnB, professor visitante na UFF, secretário-geral e presidente da Associação dos Docentes da UnB e vice-presidente nacional do ANDES SN.

Cartaz Promocional