Reflexão sobre governança territorial e desenvolvimento na Área Metropolitana de Brasília - Neur | Ceam

 

 

 

 

Metropolização, governança e desenvolvimento na AMB: desafios e boas práticas

 

 

 

O Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (NEUR/Ceam/UnB) e o Laboratório de População e Desenvolvimento (LP&D) vêm realizando estudos com o objetivo de descrever a dinâmica demográfica da Área Metropolitana de Brasília (AMB), as características sociodemográficas e econômicas de sua população, relacionando-as com o processo de ocupação e as estruturas de oportunidades do território.

 


Neste contexto, define-se a AMB como uma proposta de delimitação territorial que compreende o Distrito Federal e doze municípios goianos adjacentes com laços cotidianos estreitos, conforme Nota Técnica da Codeplan de 2013. A AMB é um subconjunto da RIDE Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno, que apresenta uma dinâmica urbana mais intensa, cujo interesse para a formulação de políticas públicas é mais bem definido. Estudos do LP&D, do NEUR e da Codeplan têm evidenciado que a AMB é um território desigual segundo vários aspectos: econômico, social, cultural, político, demográfico, entre outros. Para compreender a dinâmica urbana nesse território, as vulnerabilidades de sua população e suas perspectivas de desenvolvimento, foi proposto e aprovado o projeto de cooperação bilateral CNPq-IRD (França) intitulado “Desenvolvimento, território e ambiente: as transformações e perspectivas na Área Metropolitana de Brasília (AMB)”, realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília.

 


O Seminário Metropolização, governança e desenvolvimento na AMB: desafios e boas práticas, como atividade do projeto Desenvolvimento, território e ambiente: as transformações e perspectivas na Área Metropolitana de Brasília (AMB), organizado em parceria NEUR, LP&D, PPGDSCI e Codeplan, tem como objetivo promover a reflexão sobre governança territorial e desenvolvimento na Área Metropolitana de Brasília (AMB) sob a perspectiva dos seus principais desafios frente às questões da realidade metropolitana e do pacto federativo e de boas práticas que possam ser inspiradoras de novos modelos de gestão. Pretende-se combinar a reflexão acadêmica e as abordagens técnicas multidisciplinares com a
apresentação de experiências comunitárias inovadores que estejam contribuindo para a construção de comunidades ativas na direção de um desenvolvimento economicamente eficiente, mas também socialmente inclusivo e integrador.

 


O objetivo do seminário é promover a reflexão sobre governança territorial e desenvolvimento na Área Metropolitana de Brasília (AMB) sob a perspectiva dos seus principais desafios frente às questões da realidade metropolitana e do pacto federativo e de boas práticas que possam ser inspiradoras de novos modelos de gestão. Pretende-se combinar a reflexão acadêmica e as abordagens técnicas multidisciplinares com a apresentação de experiências comunitárias inovadores que estejam contribuindo para a construção de comunidades ativas na direção de um desenvolvimento economicamente eficiente, mas também socialmente inclusivo e integrador.

 

 

Programação

 

 

Folder do Evento