8 DE DEZEMBRO DE 2017

Conteúdo Programático

• O Sistema Nacional da Pós-graduação Brasileira – SNPG, seu crescimento e financiamento;

• Características do SNPG nos setores público e privado;

• Planos Nacionais de Pós-Graduação – PNPG, com ênfase no mais recente (PNPG 2011 -2020);

• Avaliação da Pós-Graduação e resultados da avaliação quadrienal;

• Planejamento e gestão de programas de pós-graduação: o papel da coordenação, da pró-reitoria e da administração superior da Instituição de Ensino Superior – IES;

• Programa de qualidade da pós-graduação: características fundamentais, papel do docente, papel do discente, interesse e compromisso da IES;

• Indicadores de desempenho da Pós-Graduação.

CARGA HORÁRIA: 8 horas/aula.

PALESTRANTES

• Prof. Emídio Cantídio de Oliveira Filho, Ph.D.
    Ao longo de seis anos, foi Diretor de programas e bolsas no País, da Fundação Capes, maior agência de fomento à pós-graduação e à pesquisa do país, tendo sido um dos responsáveis pelos grandes avanços que esta política pública observou ao longo dos últimos anos. Foi reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Presidente da Andifes. Atualmente é Assessor Especial da reitoria da UFRPE.

• Doutor Manoel Santana Cardoso
    Analista Sênior da Fundação Capes, onde já exerceu diversos cargos, entre os quais o de Assessor de Planejamento e Estudos. Tem atuação destacada na área de indicadores de qualidade da pós-graduação e já esteve à frente da Superintendência Científica, Tecnológica e de Inovação-SUCTI, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal-FAPDF.

LOCAL E INSCRIÇÕES

O evento será realizado na FINATEC - Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos, no endereço: Av. L3 Norte, Ed. Finatec - Asa Norte. Campus Universitário Darcy Ribeiro. Brasília/DF.

INSCRIÇÕES: http://www.finatec.org.br/inscricao/event/workshop-a-qualidade-na-pos-graduacao/

Contatos:

(61) 99414-8728 e (61) 3552-0747