Ciência, Tecnologia e Sociedade na UnB (NP+CTS / Ceam)

 

 

 

SERVIÇO:

 

Data: 7 de maio a 10 de julho

 

Horário: 18h30 às 21h

 

Local: Campus Darcy Ribeiro - UnB

 

 

 

Estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade (usualmente chamados pelo acrônimo ECTS, ou apenas CTS) apresentam-se como uma análise crítica e interdisciplinar da produção científica e tecnológica contemporânea, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico-tecnológico envolvendo outros valores sociais. A expressão "educação ou ensino CTS" vem sendo utilizada como referência ao ensino de conteúdos focalizados na relação CTS em cursos oferecidos, principalmente nas carreiras de ciências naturais, exatas e engenharias de universidades públicas na América Latina. Tal abordagem é fruto da preocupação de professores e pesquisadores dedicados às disciplinas de ciências sociais que enfocavam a problemática científica e sobretudo a produção tecnológica. Estudos CTS já são considerados área consolidada em universidades e centros educativos internacionalmente.

 

 

 

OBJETIVOS


 Contribuir para o posicionamento de profissionais e docentes, pesquisadores e estudantes de diversas áreas de especialização diante da profusão de inovações tecnológicas das grandes estruturas corporativas e da diplomacia científica como um terceiro tipo de poder (diverso do político e do econômico e com eles, retroalimentador) nas sociedades ocidentais onde o capitalismo se estrutura por meio de uma revolução tecnocientífica (as novas ciências ou ciências da complexidade como as ciências dos materiais, bioquímica, automação e microeletrônica, etc.)


 Focalizar os padrões de reprodução dos processos de desigualdade subjacentes na formação científica e sua correlação com o projeto tecnológico levando em conta uma visão socioconstrutivista ou CTS da política de Ciência e da Tecnologia no Brasil.


 Situar o quadro do determinismo social da técnica (inexorabilidade de uma única solução social para a dada mudança tecnológica) presente nas correntes tradicionais da política de ciência e tecnologia.


 Apresentar reflexão teórica e experiências de educação científica CTS e apresentar o quadro de reflexão teórica e experiências de educação/formação científica segundo a matriz paulofreiriana brasileira e latinoamericana.


 Aprofundar aspectos dos Estudos CTS, Sociologia e Antropologia da ciência e da técnica que iluminam a natureza do uso mecânico de conceitos das ciências exatas e naturais aplicados à Sociedade.


 Discutir por que há um divórcio crescente entre os que os cientistas sabem, e o que o público entende, na perspectiva da formação científica CTS

 

 


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


 Apresentar visão alternativa à noção de política de "popularização da ciência"


 Apresentar visão alternativa às formulações vinculadas à privatização dos fundos públicos da universidade, ciência e tecnologia mediante sua transferência para fundos de fomento ao corporações e grandes empresas sob regulação do Marco Legal de C&T no Brasil;


 Situar a perspectiva dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT) na América Latina e certa corrente análoga nos Estados Unidos diante das necessidade de a universidade produzir ciência pública e gerar políticas de C&T para demandas sociais;


 Debater fundamentos dos Estudos CTS diante do “determinismo tecnológico” (inexorabilidade da melhor solução/ões técnica/s) presente nos discursos sobre o inovacionismo de empreendedores individuais ou pequenas empresas de inovação tecnológica que se subordinam a cadeias empresariais corporativas transnacionais;


 Discutir a noção de internacionalização da ciência e da tecnologia entre os países latinoamericanos e africanos, asiáticos e outros das relações Sul-Sul


 Apresentar visões alternativa para a integração das Universidades brasileiras no contexto das Epistemologias do Sul, em trocas Sul-Sul.

 

 

 

 

CORPO DOCENTE:

 

• Langdon Winner, prof. emérito da Universidade Politécnica de Rensselaer (Troy, estado de Nova York) Fac. Artes, Humanidades e Ciências Sociais.

Catédra Thomas Phelan Chair of Humanities and Social Sciences


• Prof. Dr. Fabrício Neves (Departamento de Sociologia e PPGSOL– ICS)


• Prof. Dr. Carlos Sautchuk (Departamento de Antropologia e PPGDAN - ICS)


• Profa. Dr. Janaína Diniz (Faculdade UnB Planaltina – MADER Mestrado Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)


• Profa. Dra. Claudia Amorim (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU / UnB)


• Prof. Dr. Márcio Florentino (Decanato de Extensão e Fac. Saúde Coletiva)

 

• Prof. Dr. Ricardo T. Neder (NPCTS/CEAM e FUP)


• Profa. Dr. Raquel Moraes (Fac. Educação)


• Profa. Dr. Liza Andrade (FAU – UnB)


• Prof. Titular Renato Dagnino (Departamento Política Científica e tecnológica, UNICAMP)


• Profa. Dra. Roseline Beatriz Strieder (Instituto de Física/UnB)


• Profa. Dra. Patrícia Fernandes Lootens Machado (Instituto de Química/UnB)


• Profa. Dr. Carolina Gomide (Faculdade UnB Planaltina Núcleo de Ensino de Ciências Licenciatura de Educação do Campo)


• Prof. Dr. Nathan Pinheiro (Faculdade UnB Planaltina Núcleo de Ensino de Ciências


• Profa. Dr.Luciana Koptcke (Escola de Governo – Fiocruz DF)


• Prof. Dr. Armando Raggio (Escola de Governo – Fiocruz DF)

 

 

 

 

PÚBLICO ALVO:

 

O curso se destina prioritariamente aos formadores de práticas formais e não-formais de ensino e educação de ciências associadas com metodologias de envolvimento inter-multidisciplinar do grupo social (estudantes, movimentos sociais, sindicatos, professores de ciências do ensino secundário e superior, docentes e pesquisadores integrantes de programas de pesquisa e extensão). Na UnB e
Fiocruz-DF serão priorizados o/as pesquisador/as com experiências de ensino-pesquisa-extensão e residência associadas ao Programa Integrado para Projetos de Inovação, Tecnologia e Integração Social DEX/DPI, Programa Polo de Extensão da Estrutural, e à Escola de Governo da Fiocruz. Aberto para graduação, pós-graduação, docentes universitários e secundários, além de professor/a de escolas livres (educação do campo e de movimentos sociais). Técnicos da UnB terão cota reservada (10%).

 

 

 

 

>> PRÉ-INSCRIÇÃO: 9 a 23 de abril 2018.

bit.ly/2v5b5sm

 

 

 

 

>> RESULTADO:

24 de abril de 2018. Os selecionados na primeira fase deverão fazer sua matrícula no sistema da Escola de Extensão da UnB: 25 de abril a 4 de maio de 2018.

 

 

 

 

>> PROGRAMAÇÃO

programação completa

 

 

 

>> CONTATO

 Secretaria Escolar do Curso: Erivan Lira <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>  /  Coordenação Prof. Dr. Ricardo T. Neder <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>

 

 

 

ORGANIZAÇÃO:

 

Núcleo de Políticas CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade - NP+CTS    •    CEAM – UnB

 

DEX Decanato de Extensão – INTERFOCO    •    FUP - Faculdade UnB – Planaltina

 

Instituto de Ciências Sociais – ICS - UnB    •    PPG MADER – UnB Planaltina

 

PPGEC – Ensino de Ciências IQ/FE – UnB    •    PPGEDUC – Educação de Ciências IQ/FE – UnB

 

Escola de Governo – Fiocruz DF

 

 

 

APOIO:

 

CAPES

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Escola de Altos Estudos CAPES (proc. 88881.123112/2016-01/2018)

 

 

 

== Página Inicial ==