COLUNAS E PERIÓDICOS

• Lido para Você - Coluna semanal do Professor José Geraldo de Sousa Junior, articulista do Jornal Estado de Direito. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1973), mestrado em Direito pela Universidade de Brasília (1981) e doutorado em Direito (Direito, Estado e Constituição) pela Faculdade de Direito da UnB (2008). Ex- Reitor da Universidade de Brasília, período 2008-2012, é Membro de Associação Corporativa – Ordem dos Advogados do Brasil,  Professor Titular, da Universidade de Brasília,  Coordenador do Projeto O Direito Achado na Rua.
  • PolitizandoO informativo Politizando, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social (NEPPOS/Ceam) visa, como o seu próprio nome sugere, veicular idéias, conhecimentos e informações politicamente posicionados. Isso quer dizer que o propósito central do projeto que deu vida a este veículo de comunicação é o de articular e difundir pensamentos e ações comprometidos com a crítica da realidade contemporânea caracterizada por uma profunda desigualdade social.

REPOSITÓRIOS

• Biblioteca Central UnB - órgão da Universidade de Brasília responsável pelo provimento de informações às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade.
  • Scielo - O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.
  • Biblioteca Digital Governo Federal - Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas
  • Portal de Periódicos Capes - Biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional

ORGANISMOS E CONSELHOS

• OIT Brasil - A Organização Internacional do Trabalho é uma agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.

•   PNUD - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento trabalha contribuindo para a erradicação da pobreza e a redução de desigualdades e da exclusão social. Auxilia países a desenvolver políticas, habilidades em liderança e em parcerias, capacidades institucionais e construção de resiliência de maneira a manter os resultados no âmbito do desenvolvimento.
  • IPEA - O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada é uma fundação pública federal vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.
  • CONAMAO Conselho Nacional do Meio Ambiente é o órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional do Meio Ambiente-SISNAMA que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente
  • CONANDA - O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão colegiado permanente de caráter deliberativo e composição paritária, previsto no artigo 88 da lei no 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Integra a estrutura básica da SDH

INSTITUIÇÕES DE PROMOÇÃO E FOMENTO

À PESQUISA E TECNOLOGIA

• Finatec -
  • Portal CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Financia: bolsas de investigação científica; aperfeiçoamento; cursos de pós- graduação; apoio à participação em eventos; apoio à promoção de eventos; apoio à editoração, etc...
  • Fundação Capes - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Financia: os grupos PET’s (Programa Especial de Treinamento) na graduação e concede bolsas de mestrado e doutorado a cursos de pós-graduação reconhecidos por este órgão.
  • FAP DF - O Fundo de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal tem por finalidade estimular, apoiar e promover o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do Distrito Federal, visando o bem-estar da população, defesa do meio ambiente e progresso da ciência e tecnologia.
  • FINEP Financiadora de Estudos e Projetos Financia projetos de grande porte: organização de eventos e projetos de pesquisa que visem ao desenvolvimento socio-economomico do pais, que sejam solicitados com no mínimo de quatro meses de antecedência. Empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
  • INCT Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq mobiliza e agrega de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país
  •  SERPRO - O Serviço Federal de Processamento de Dados é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil.